Boa tarde para você que está visitando nosso blog!
Nossa postagem de hoje é de um plano de aula que poderá te ajudar na elaboração de uma aula de Matemática super dinâmica, pois teremos o apoio de uma tecnologia digital!
Nossa postagem de hoje é de um plano de aula que poderá te ajudar na elaboração de uma aula de Matemática super dinâmica, pois teremos o apoio de uma tecnologia digital!
Informática na Educação 2016.2 : Projeto em
Informática Educativa
|
||||||||||
Título: O VARAL DE NOTÍCIAS
|
||||||||||
Nome do Aluno: Adriana Santuzza – Matrícula: 2016270411
Maira Conceição Ayres – Matrícula: 2014270307
|
||||||||||
1.
Disciplina e anos envolvidos:
Ensino de Língua Portuguesa no 2º ano do
Ensino Fundamental I.
|
||||||||||
2.
Tema central:
“O ensino de Verbos” - Segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais (1ª A 4ª SÉRIES) no Ensino de Língua Portuguesa (1997): “Os
conteúdos de Língua Portuguesa no ensino fundamental devem ser desenvolvidos
e organizados em torno, de dois eixos básicos: o uso da língua oral e escrita
e a análise e reflexão sobre a língua.”
|
||||||||||
3.
Temas de apoio:
Gêneros Discursivos, no caso específico o Gênero Textual
Jornal – Compreendendo a construção temporal do verbo nas leituras e escritas
do jornal (introdução aos verbos, modo e tempo).
|
||||||||||
4.
Justificativa:
O contexto
educacional é marcado pela intencionalidade e a permanente reflexão teórica
da prática educacional, tendo o mesmo uma relação direta com as diretrizes
curriculares Nacionais da Educação Básica (2013). O ensino de verbos, é
pertinente na diferenciação dos tempos verbais quando inseridos em frases.
Nesse sentido o Jornal torna-se uma ferramenta de significação dos conteúdos
da temática de Língua portuguesa: Verbo/ Tempos verbais. Portanto, o estudo e
a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, torna-se
uma ferramenta prática para a motivação do ensino, além de um instrumento
pedagógico muito mais bem-sucedido do que o simples uso do livro didático.
|
||||||||||
5.
Objetivos gerais e específicos:
Geral: Formalizar o estudo dos verbos, propondo aos alunos
compreender seu uso conforme os critérios de adequação aos tempos, modos e
flexões verbais.
Específico:
Identificar em um texto a aplicação e os diferentes tempos verbais;
Explorar a expressão das diferentes formas de linguagem oral e escrita;
Ampliação do vocabulário dos alunos; Introduzir o Jornal impresso em
sala de aula; Produzir um Jornal mural com os alunos.
|
||||||||||
6.
Enfoque pedagógico:
Tendência liberal renovada não diretiva (o professor facilitador da aprendizagem/especialista em
relações humanas) - Concepção Humanista Moderna que tem visão filosófica
existencialista de homem; foco no como aprender. Originada de
diferentes correntes filosóficas como o vitalismo, fenomenologia,
pragmatismo, historicismo. Abordagem Humanista, ensino centrado no aluno. A Renovada não-diretiva há
uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o
autoconhecimento e com a realização pessoal.
Paulo Freire
acredita numa educação que deve ser libertadora, comprometida com as mudanças
das estruturas sociais que oprimem a sociedade, possibilitando uma
transformação. Segundo Freire, o ser humano necessita se refazer
continuamente mediante a novas ideias e experiências vividas no cotidiano,
estabelecendo desta forma, um processo recíproco de aprendizagem com o mundo
e com as pessoas. Sendo assim, as práticas educativas são essenciais para as
reflexões sobre a nossa pratica no mundo e como ela se reflete em nossa
práxis.
Para Paulo
Freire “toda realidade está submetida a possiblidade de nossa intervenção
nela” para que seja transformada, desta forma, a educação se baseia no
diálogo, no respeito, desenvolvimento da criticidade e autonomia de cada
educando.
|
||||||||||
7.
Recursos tecnológicos:
Data Show; Textos extraídos de jornais (reportagens
previamente selecionadas), quadro, lousa, giz, tesoura, cola, material
didático impresso, papel, varal de corda, pregadores
e canetas hidrográficas, material didático impresso, folhas de cartolina, papel pardo, folhas de coloridas de
EVA.
|
||||||||||
8.
Etapas e suas estratégias de realização:
1º Etapa: Apresentar o Jornal como veículo de comunicação, entre
os alunos e o mundo da informação. Conceituar o que é manchete/notícias em um
Jornal, enfatizando esse elemento constituinte ao gênero em foco.
2º Etapa: De forma lúdica, através da apresentação de alguns
textos com reportagens informativas, pediremos aos alunos para estenderem o
varal das notícias, onde eles prenderão com pregadores as reportagens
extraídas do jornal que ficará exposto na sala de aula.
3º Etapa: Dialética: Conversar com os alunos sobre “o verbo” (um
item lexical), dizendo que são palavras simples e que está presente nos
textos de jornalísticos (Jornal). Em seguida, conceituar o que significa
verbo, explicando que são palavras que exprimem ação, estado, mudança de
estado e fenômenos meteorológicos, sempre em relação a determinado tempo;
exemplificando oralmente os tempos verbais, como por exemplo: Carla pula
corda (presente); Carla pulou corda (pretérito – passado); Carla pulará corda
(futuro).
Demonstrar que as palavras que indicam ações são verbo e que são três
os tempos verbais (Presente, Pretérito - “Passado” e Futuro).
4º Etapa: Organizar a turma em grupos e oferecer a cada grupo,
textos diversificados (previamente selecionados) retirados de reportagens
jornalísticas, que deverá ser lidas pelo grupo (textos curtos e breves). Cada
texto conterá escrita com verbos no presente, pretérito – passado e futuro.
5º Etapa: Após realizarem as leituras, os alunos devem
identificar nos textos os seguintes dados:
6º Etapa: A professora auxiliará os alunos a montar na lousa uma
tabela, cujas colunas devem conter o tempo e o modo verbal, que apareceram
predominantemente nos textos do jornal (trabalharemos somente com
manchetes/notícias), como no exemplo do modelo abaixo:
Notícia 1 - “Os professores da rede estadual estão em greve”.
Notícia 2 - “Amanhã terá
audiência no plenário do Senado Federal”.
Notícia 3 - “A Olimpíada do Rio de Janeiro foi um sucesso”.
7º Etapa: Após todos os verbos estarem na tabela é hora de
treinar sua flexão mantendo a pessoa verbal (eu, tu, ele/ela, nós, vós,
eles/elas) e preencher as demais lacunas.
Exemplo no presente do indicativo com a palavra FOI (grifada):
Eu fui, tu foste, ele/ela foi, nós fomos, vós fortes, eles/elas foram.
8º Etapa: Distribuir os materiais impressos elaborados pela
professora, contendo todas as informações pertinentes sobre os tempos e
modos. Debater e discutir o material com a turma.
9º Etapa: Distribuir novos textos
extraídos de jornais (previamente selecionados pela professora) para os
alunos em grupo. Eles realizarão nova leitura em grupo e será solicitado aos
alunos que copiem novamente um verbo de cada tempo/modo no texto distribuído.
Após essa etapa, anotaremos no quadro os resultados obtidos pelo grupo e
comentaremos novamente.
10º Etapa: Os alunos terão que criar um jornal mural informativo com
o auxílio da professora. A seleção
dos gêneros e assuntos do jornal mural dependerá do lugar onde estará exposto
(nesse caso, no interior da sala de aula), das ideias e dos interesses dos
alunos (2º ano do Ensino Fundamental I).
|
||||||||||
9.
Definição de papéis:
A professora abordará o recurso do
jornal, destacando o subgênero de manchetes (notícias) para trabalhar a
temática (verbo) compreendendo a construção temporal do verbo nas leituras e
escritas do jornal; além disso dividirá a turma em grupos de cinco alunos a
realização das atividades propostas. Segundo o enfoque Pedagógico usado neste
plano, de acordo com a tendência humanista, o professor se coloca como
mediador intervindo na realidade do aluno, buscando transformar o educando em
um cidadão autônomo e crítico.
|
||||||||||
10.
Sites e bibliografia de apoio:
Brasil, 2013. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Disponível:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>.
Acesso em:1/10/2016.
LUBIAN, maria
Emília; A Concepção Pedagógica
Humanista De Paulo Freire E Transdisciplinaridade. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/729_522.pdf
Fazer um Jornal Mural. In:
plataforma do Ltramento.
Disponível:<http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/406/fazer-um-jornal-mural.html?pagina=2>.
Acesso em: 30/09/2016.
GÊNEROS
JORNALÍSTICOS PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA. In:
REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas ISSN 1984-6576– v. 2,n.2– outubro de 2010 – p. 68-81.
Gramática reflexiva:
volume único/William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães._3.ed.reform._
São Paulo: Atual, 2009.
LIBÂNEO, J. C. Os métodos de ensino. In:
Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Cap. 7 Pp.149-175.
LIBÂNEO, C. J. C. AS
TEORIAS PEDAGÓGICAS MODERNAS RESIGINIFICADAS PELO DEBATE CONTEMPORÂNEO NA
EDUCAÇÃO
ROTTAVA, L. A perspectiva
dialógica na construção de sentidos em leitura e escrita. In: Linguagem
& Ensino, Vol. 2, No. 2, 1999 (145-160).
SOUZA,
J. Assim eu aprendo: integrado, 3 – Ensino Fundamental – 3ª ed. São Paulo:
Editora do Brasil, 2013.
|
||||||||||
11.
Coleta de dados:
TAVARES,
A. M. O VERBO NO TEXTO: NOTÍCIA E REPORTAGEM. In: WORKING PAPERS EM
LINGUISTICA. UFSC. n. 1. jul./dez.
1997.Pp.123-142.
Disponível:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/viewFile/1490/1631>.
Acesso em: 10/06/2016.
Brasil, 1997. Parâmetros
curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação
Fundamental. – Brasília: 144p. Disponível:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>.
Acesso em: 01/10/2016.
|
||||||||||
12.
Seleção do material:
Reportagens de jornais locais (o Globo, o Extra, o Dia e
Jornal do Brasil) previamente selecionados pela professora e material
didático elaborado pela professora.
|
||||||||||
13.
Programação visual:
Varal de barbante com recortes de Jornais com diversas
notícias, esticado por toda
extensão da sala de aula e presos por pregadores, slides com o conteúdo da
temática a ser trabalhado em sala de aula.
|
||||||||||
14.
Meios para a execução:
Aula
expositiva dialógica com o uso de Data Show.
|
||||||||||
15.
Avaliação:
A avaliação acontecerá ao longo das atividades desenvolvidas, além de
participação dos grupos nas atividades. Será observado junto aos educandos o
estágio de desenvolvimento do pensamento do grupo/indivíduo, a identificação
do grau de compreensão e as dificuldades apresentadas pelo grupo no decorrer
das atividades, a fim de sanar todas as dúvidas do grupo sempre que
necessário.
A análise do conteúdo aprendido pelos alunos durante o processo será realizada
através da observação, conforme mencionado anteriormente onde a professora
fomentará a participação dos grupos no processo de discussão em torno da
temática, avaliando o estágio de desenvolvimento do pensamento, a identificação
do grau de compreensão e dificuldades apresentadas pela turma.
|
||||||||||
16.
Cronograma:
* A
proposta pedagógica será desenvolvida através de 5 a 6 aulas com 50 minutos
cada.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário